domingo, 9 de novembro de 2008

“Mais uma luta por menos trabalho e melhor salário!!”
Eu prometi ao meu grande amigo Fernando Guerra e incentivador deste sítio e blogue, retirar alguns textos que aqui estavam e não abusar destes comentários mais agrestes. Mas a verdade é que não consigo estar calado, perante tanta incompetência e palhaçada!
Será que estes professores, não percebem o que estão a fazer ao país?
Será que ninguém se apercebeu da falta de qualidade em termos de conhecimentos adquiridos das novas gerações? E que esta é da responsabilidade deles mesmos?
Será que ninguém reparou na falta de capacidade que os novos “mestres de 5 anos” universitários tem ao formular um juízo, um pensamento, uma expressão, para não falar nas questões mais técnicas e praticas como fazer contas ou escrever um texto, ou ser de facto bom a fazer qualquer coisa que não operar (não é programar) um “Magalhães”?
Concordo com a falta de condições de trabalho, com a pressão exercida e por isso menor prestação e produtividade. Concordo com o excesso de trabalho burocrático que por vezes é imposto. Mas recordo que em 30 anos as condições são 100X melhores e a qualidade é 200x menor!!
Mas será que não chega de mau ensino! De professores que permitem a fraca prestação dos nosso alunos. 20 e 30% a matemática já não é uma média mas sim uma soma =50%, ou seja positiva, ou seja 3, ou seja passagem, ou seja….
Será que esta nova leitura de que a matemática tem sido elevada no seu nível e conhecimentos adquiridos não é o baixar a bitola para melhores resultados nacionais? Será que a entrada na universidade e facilitismo aos nossos alunos formados, agora facilmente mestres, não algo de perverso com o argumento da aproximação ao nível europeu em rácios e estatísticas?
Eu proponho mais uma vez: Não percam tempo a passear e trabalhem. Quando merecerem, peçam melhores condições. Quando sentir que os meus filhos não nadam a passar o tempo ou melhor o tempo não anda a passar por eles na escola… Nessa altura eu estarei ao Vosso lado!!
Um pai, (professor também), mas envergonhado com a qualidade do ensino no Nosso país!!, em prol de uma restituição e reconhecimento dos valores e competências, mas afirmada pela inequívoca prestação de qualidade pedagógica e científica.

Sem comentários: